Tradutor

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Encontro com Presidentes das Comissões Políticas de Sectores reafirma os engajamentos assumidos para com o Projecto e o seu Candidato


O Projecto “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva” analisa resultados saídos das conferências sectoriais do PAIGC e reconfirma in loco os seus presidentes eleitos.

Vieram em peso das diferentes regiões do país para testemunharem a sua plena adesão ao projecto “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva” em cuja lista foram recentemente eleitos presidentes das comissões políticas dos respectivos sectores.
 
Com este gesto de deslocação a Bissau, deixando familiares e actividade laboral, todos fizeram questão de manifestar a Braima Camará que estão de corpo e alma com este projecto, contrariamente ao que fora divulgado em blogues e jornais digitais de que muitos deles faziam parte da lista da candidatura de Domingos Simões Pereira.

Durante o encontro, Braima Camará fez questão de deixar bem claro de que mais vale a pena “sermos poucos e honestos do que muitos a ferirem a nossa honra e dignidade”.

Na sua intervenção, exortou os presidentes das comissões políticas sectoriais e demais presentes a termos calma, paciência e um elevado espírito de tolerância para que possamos atingir plenamente os nossos objectivos e isso passa por uma conduta séria, onde os princípios da ética e da moral devem ser elementos preponderantes”.

Braima Camará sublinhou a sua condição de homem de princípios, humilde e com muita firmeza no que toca a questões de honra e da dignidade. Referiu aos presentes que o encontro serviu para aferir de todos os presidentes das comissões políticas sectoriais o seu real posicionamento quanto às candidaturas em disputa, uma vez que muitos destes responsáveis do PAIGC nos diferentes sectores eram dados como fazendo parte da lista adversária. “Para mim, não se trata de uma luta de vida ou de morte, mas sim um exercício democrático no seio de um Partido com responsabilidades acrescidas, em busca de uma liderança capaz de catapultar, não só o nosso PAIGC como o próprio país, nos caminhos do sucesso, da modernidade e com elevada capacidade operacional para que possa continuar a dar a sua inestimável contribuição no processo de desenvolvimento político, económico e social no nosso país”.

Braima Camará considerou que a resposta que foi dada pelos presentes no encontro, “encoraja-me a prosseguir esta difícil mas nobre missão que me foi solicitada por um significativo número de dirigentes do nosso Partido e milhares de militantes espalhados pelo país”.

O líder do projecto manifestou a sua indignação pela forma como tentaram falsear os resultados obtidos pela candidatura “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva”, “fruto de um trabalho minucioso e sério. Houve candidaturas que tentaram confundir os nossos militantes, ao fazerem publicar e circular listas nas quais davam conta da sua forjada vitória, fazendo constar na sua lista nomes de alguns presidentes das comissões políticas, mas que foram eleitos em listas afectas ao nosso projecto nas diferentes conferências sectoriais e de zona tentando, assim, desacreditar a nossa candidatura e pôr em causa a nossa seriedade e dignidade”, acrescentando que o encontro convocado em menos de 48 horas fez convergir a Bissau todos aqueles que se sentiram afectados na sua honra e dignidade e que acabaram por dar uma resposta categórica, o que “demonstra que estamos no bom caminho, daí a nossa satisfação pelo facto de, conjuntamente, conseguirmos dissipar e esclarecer eventuais dúvidas que pudessem subsistir quanto a representatividade de cada uma das candidaturas junto às estruturas do partido e, em particular, do nosso projecto”.


Um exemplo claro desta indignação veio na voz de Braima Seidi, um velho Combatente da Liberdade da Pátria, eleito Presidente da Comissão Política do Sector de Mansabá e cujo nome constava da candidatura adversária, ao afirmar que nunca e em nenhuma circunstância pertenceu ao projecto de um outro candidato. “Foi com bastante estranheza, raiva e surpresa que recebi a notícia de que o meu nome constava da lista da outra candidatura, pois desde a primeira hora que estou comprometido com o projecto que apoia Braima Camará, mesmo sem o conhecer pessoalmente.

Ainda na óptica de Braima Seidi a candidatura “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva”, “já ganhou a confiança da Região de Oio e temos a certeza absoluta que Braima Camará ganhará a Presidência do PAIGC no Congresso de Cacheu”.
Por seu turno, Braima Djassi (Costa), Presidente da Comissão Política do Sector de Mansoa, foi muito claro na sua convicção sobre o projecto que abraçou, ao declarar que “fui dos primeiros a ser contactado e desde a primeira hora estive com o projecto que apoia Braima Camará e declaro aqui perante todos que sou e serei sempre deste projecto. Fazer constar o meu nome como integrante de uma outra candidatura, sem o meu aval, é uma falta de respeito e de consideração que não admito e nem tolero”.
 
Também para Henrique Iaia Fati, o novo Presidente eleito da Comissão Política de Nhacra, “fazer constar o meu nome na lista publicada pela candidatura de Domingos Simões Pereira, é um acto abusivo e desonesto e quero aqui declarar que não sou e nem nunca fui afecto a esta candidatura”.

De igual forma, o Presidente eleito da Comissão Política de Buba, Armindo da Silva Sambú, cujo nome também consta da lista publicada pelo blogue “Progresso Nacional” como fazendo parte da outra candidatura exprimiu a sua indignação, considerando na sua intervenção que “é preciso termos cuidado com a estratégia dos nossos adversários que, desesperados, tentam fazer com que os nossos nomes constem da sua lista para nos dividir e criar mal-estar no nosso seio, mas a mentira e a intriga têm pernas curtas, pois estamos no caminho da verdade e só a verdade e a dignidade nos podem conduzir à vitória, que já está próxima”.

Malam Mané, eleito em Contuboel, também subiu à tribuna para, de forma inequívoca, repor a verdade dos factos: “Ao fazerem constar o meu nome na lista de Simões Pereira sem o meu consentimento, só pode ser considerado uma atitude desonesta e oportunista, acto inaceitável e que deve ser denunciado como pirataria”, acrescentando que “desde o primeiro dia em que fui contactado, passei a integrar de corpo e alma o projecto que apoia Braima Camará à Presidência do PAIGC”.
Por seu turno, Garcia Mabaia Sanca, eleito Presidente da Comissão Política de Bambadinca, cujo nome também constava da lista publicada por uma candidatura adversária revelou que aderiu de imediato ao projecto “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva”. “Se calhar confundiram o meu estatuto de, na qualidade de representante do Partido no Sector, receber e organizar visitas de todos os candidatos, sem escolher a ou b, mas esqueceram-se da minha opção que foi sempre clara: escolhi e estou no Projecto de Braima Camará e tudo o resto é falso e um abuso quando utilizam indevidamente o meu nome”.
 

O Presidente da Comissão Política de Tite, Braima Djassi, outro nome que também figura da lista publicada pelo blogue “Progresso Nacional” como sendo afecto a uma das candidaturas à liderança do PAIGC, afirmou que “não sou, nem nunca fui um integrante da lista de Simões Pereira e sinto-me afectado na minha honra e dignidade, daí estar revoltado por esta falta de respeito e de consideração, pois dentro do nosso partido deve haver seriedade e dignidade e não trapaças, pois este tipo de atitude é que faz com que o PAIGC esteja sempre a ter problemas. Declaro perante todos aqui, que desde a primeira hora estou com Braima Camará”.
Finalmente, Malam Fati, presidente reeleito da Comissão Política do Círculo 29, exprimiu perante os presentes a sua enorme indignação, manifestando mesmo a vontade de “intentar uma queixa-crime contra pessoas que fizeram constar o meu nome numa lista de candidatura que em nenhum momento falou comigo. Sou um homem sério que não admite que o meu bom nome seja manchado, pois sou livre para fazer a minha escolha e quando me comprometo tenho ética e moral para respeitar o meu compromisso”, referiu.
 




 









 

Sem comentários:

Enviar um comentário