Tradutor

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Marcos Galina Correia: VIII Congresso do PAIGC – PONTO DE SITUAÇÃO

Um artigo de Marcos Galina Correia:
VIII Congresso do PAIGC – PONTO DE SITUAÇÃO

 Com o fim das conferências Sectoriais e Regionais, e a selecção de delegados para o congresso e eleição das comissões políticas regionais, é chegado o momento de fazer um ponto de situação do processo até ao momento actual.

 O ARRANQUE

Projecto Democrático e Inclusivo

Teve um arranque de campanha virado para o interior do partido de uma forma muito incisiva. Dada a capacidade de mobilização evidenciada, o evento de lançamento oficial da candidatura do Braima Camara à liderança foi um acontecimento “inédito na história do partido”.

Candidatura de Domingos Simões Pereira (DSP)

Apostou tudo no estrangeiro e nos Mídia, mas foi gritante o desmazelo em relação aos militantes do PAIGC que seriam no fundo os delegados ao congresso. Isto é, os eleitores do nosso futuro líder.

ESTRATÊGIAS

Projecto Democrático e Inclusivo

Divulgou amplamente a sua moção de estratégia e apostou tudo em partilhar em primeiro lugar com interior do partido toda a sua capacidade de mobilização.-, Imprimindo uma dinâmica avassaladora à campanha interna e deixando a boa indicação do que poderá vir a ser a campanha que a conquista das legislativas.

Demonstrou que aposta numa política realista, ambiciosa e promissora que conduzirá o país a um desenvolvimento sustentável em ambiente de paz e segurança interna que recuperará a credibilidade e imagem do país.

Candidatura de DSP

Fez questão de dizer que os estrangeiros o preferem, que sem ele não haveria apoio à Guiné-Bissau e passou uma imagem de superioridade moral e ética. Foi amplamente ajudado por terceiros no lançamento de uma campanha “negativa” com acusações infundadas. Em desespero de causa optou por uma política de desinformação por vezes a roçar a mentira.

Precipitou-se a distribuir “dinheiro vivo” em Bolama e Cacheu perante a surpresa e o choque dos adversários, para apenas num segundo momento se aperceber que ninguém mais estava a distribuir dinheiro, mas… Ainda assim… Não resistiram à tentação de recorrer ao mesmo expediente no Sector Autónomo de Bissau (SAB). Desta vez com resultados absolutamente desastrosos porque os adversários já estavam precavidos.

A cada derrota foram dizendo que a etapa seguinte é que seria reveladora e mais importante sem objectividade mas com muita criatividade.

RESULTADOS

Projecto Democrático e Inclusivo

-31 vitórias nas conferências sectoriais

-6 vitórias nas conferências regionais a saber: Bafatá, Gabú, Oio, Quinara, Tombali e o importantíssimo SAB.

Candidatura de DSP

-12 vitórias nas conferências sectoriais

-2 vitórias nas conferências regionais a saber: Bolama e Cacheu.

PRESPECTIVAS

Face ao com o domínio avassalador demonstrado pelo Projecto Liderado pelo Braima Camara, a comunicação social nacional e internacional, os serviços de informação e inteligência internacionais e as missões diplomatas acreditadas na Guiné-Bissau  já começaram a transmitir com bastante segurança às entidades que representam o evidente:  “Em condições eleitorais normais Braima Camará será o futuro Líder do PAIGC”.

Perante a actual situação, espera-se que cada um ASSUMA AS SUAS RESPONSSABILIDADES E SEJA MARCADAUMA DATA DEFINITIVA PARA A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO, sob pena de prejudicar ainda mais o PAIGC e o futuro Líder no próximo processo eleitoral. O processo eleitoral   terá início dentro de dias com o arranque do recenseamento eleitoral.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário